Destaques

  Metodologia

> Saiba Mais

  Administração

> Saiba Mais

  Informações sobre Matrículas

> Saiba Mais

 Veja nosso álbum de fotos!

> Fotos Instalações
> Fotos Atividades

  Guia de Profissões

> Veja relação e detalhes de Cursos de Formação Superior

  Feiras de Ciências

> Confira os temas e como foram realizadas as Feiras de Ciências do O.P.

 


Formações Acadêmicas

Engenharia Cartográfica

O Engenheiro Cartógrafo atua no planejamento, organização, especificação, orientação, projeto, direção e fiscalização das diversas modalidades de levantamento, tais como geodésico, topográfico, batimétrico, aerofotogramétrico e por sensoreamento remoto, atua também na análise e interpretação de dados coletados, assim como a visualização e reprodução de informações e de documentos cartográficos. Este profissional utiliza conhecimentos de diversas ciências: Matemática, Física, Informática (computação gráfica, banco de dados e sistemas de informações), Cartografia (construção e uso de mapas), Fotogrametria (fotografias aéreas e terrestres), Sensoreamento Remoto (imagens geradas por satélites artificiais), Topografia e Geodésia (forma e dimensão da Terra). Mas não trabalha sozinho, atua em equipe, formada de Engenheiros Civis, Geógrafos, Geólogos, entre outros. O Engenheiro Cartógrafo deverá credenciar-se junto ao Crea (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia).

O Curso:
Nos primeiros anos, são ministradas disciplinas de caráter básico, tais como: Matemática, Física, Cálculo Diferencial e Integral, Geometria Analítica. Nos anos seguintes, o aluno terá disciplinas profissionalizantes como Topografia, Fotointerpretação, Astronomia, Fotogrametria, Sensoriamento Remoto, Geodésia, Cartografia Digital, Sistemas de Informações Geográficas, entre outras. Além das aulas teóricas, os alunos realizam atividades praticas em laboratórios específicos, aprendendo a lidar com instrumentos de medição, analisando diferentes tipos de solos, etc.
Duração: 5 anos.

Mercado de Trabalho:
Os sistemas de informações geográficas (SlGs), utilizados pelos Engenheiros Cartógrafos, na concepção de bancos de dados, estão cada vez mais presentes nos diversos projetos para expansão de redes elétricas, de água, esgoto e telefone, das prefeituras e demais órgãos públicos e particulares, melhorando as ofertas de emprego. Os melhores empregos se concentram nas empresas públicas ou privadas de engenharia, planejamento, aerofotogametria, loteamento e colonização, e de aeronavegação.


  Voltar  

  Anterior  .  :  .  Próximo  

  Topo